Image Map

11 setembro 2015

Um dedinho na história

Buenaaas galera, tudo bem?

  Hoje nós vamos falar de coisa boa, coisa rara! Falaremos um pouco sobre o movimento dos Vloggers no Youtube, a partir de suas culturas, crenças, valores e interação na sociedade.

Fonte: Segue o Play


  Para explicar um pouquinho melhor para você, nos acompanhe a uma super volta ao tempo para relembrar um pedacinho da história da internet. Desde o seu surgimento na época da Guerra Fria, com objetivos militares, passando pelo ano de 1990, alcançando sua popularização com a World Wide Web, e assim com a criação de uma interface gráfica com sites mais interessantes. Depois disso, *BUM*, a internet não parou de crescer.


  Mas, aqui iremos direto ao ponto que corresponde aos Vloggers: O surgimento do Youtube. Ele apareceu no ano de 2005, com o foco em compartilhamento de vídeos entre usuários em formato digital. A junção entre internet e Youtube resultou em maior espaço de armazenamento e uma conexão mais rápida para a sociedade. Foi aí que os meios de comunicação entraram em ação! Diversos sites de grandes emissoras começaram a disponibilizar seus vídeos na internet e, além disso, nasceram as webtvs, tornando assim, um avanço na prática de interação virtual. Isso resultou em um compartilhamento de informações entre os internautas, que antes eram obrigados a assistir o que era proposto para eles por meio da televisão. Se você parar para pensar, as pessoas deixaram a TV de lado para ver os vídeos do Youtube, e com um só clique ficam por dentro de tudo e com a vantagem de isso ocorrer em qualquer lugar e horário. Incrível, né? 


Mas, a questão é: porque parar de assistir TV parar ficar apenas na web compartilhando e assistindo vídeos? Hoje em dia, a sociedade busca informação rápida e de qualidade. Procuram por coisas diretas e com garantia de liberdade de expressão. Os Vloggers conseguem transmitir isso para diversas idades, fazendo com que ,em poucos ou muitos minutos, com uma linguagem fácil, um visual despojado, conquistem milhões de visualizações em seus vídeos. Esse fenômeno dos Vloggers está crescendo cada vez mais e mais... Pois, eles divulgam seus gostos via web e a sociedade se identifica ou não, podendo retribuir com audiência, produzindo os comentários, as curtidas e os compartilhamentos dos vídeos. É uma troca de conhecimentos e interação. Hoje em dia, há postagens sobre jogos, dicas de moda, beleza, relacionamento, receitas, cinema, teorias, tecnologias e muito além do que você possa imaginar. O foco dessas postagens pode vir de um subjetivismo tornando-se uma influência positiva para o público, expondo conhecimento e valores abrangentes de cada tema, ou transformando-se em uma influência negativa com más exemplos e formação de opiniões superficiais em um determinado assunto.

Há quem diga que essa liberdade na internet é um problema, porém, a maior parte da população aprova. Afinal, dentro desse ciberespaço temos uma liberdade de expressão maior e inigualável do que em qualquer outro lugar.

 Curtiram? Fiquem ligados que está só começando ;)