Image Map

18 setembro 2015

Vlogger: O "Flâneur" do ciberespaço

Oi pessoal, tudo tranquilo?

No post de hoje abordaremos a questão da sociologia no mundo dos Vloggers. Você já deve estar pensando: “Nossa, que bacana, né?”. Mas, muita calma nessa hora, rs, não iremos dar nenhuma aula sobre isso. É fácil de compreender e muito interessante. Então, vamos lá!

A comunicação sempre nos permitiu ter uma expansão de ideias e valores, e os Vloggers conseguem transmitir isso de forma bem dinâmica, como produzir um vídeo humorístico sendo totalmente natural, são duas das características que elevam sua carreira e que se ganha uma legião de fãs (na sociologia isso é chamado de papel adquirido). Porém, se esse vídeo for “um saco”, fatalmente o sucesso não será seu aliado (na sociologia isso se enquadra em um papel atribuído). Os Vloggeiros seguem um papel social que mesclam diferentes tipos de condutas, as vezes forçada para focar em um público alvo, ou verídica, divulgando sua real perspectiva sobre o tema que escolheu para reproduzir na internet. Sempre haverá algumas circunstâncias problemáticas para eles, existindo assim um conflito de papéis, como o papel de estudante e o de trabalhador, mas isso se resolve com uma boa organização do seu dia a dia.

"Flâneur do ciberespaço" - Fonte: Segue o Play


Há um tempo, antes do fenômeno da pós-modernidade, não havia tecnologia para interagir dessa forma, como visualizar vídeos. As pessoas andavam pelas cidades com um olhar especial, com uma observação intensa dos acontecimentos e hábitos sociais que lá ocorriam. É possível citar, - um poeta francês, Charles Baudelaire, que captou a presença do “flâneur” que consiste nessas características de estudar, apreciar a cidade. Essa realidade foi passageira. Hoje nós temos um novo tipo de “flâneur do ciberespaço”-. E o que seria esse termo? Ele é considerado como alguém que não perambula mais por sua cidade e sim, virtualmente. Tem a capacidade de entrar em diversos websites com maior velocidade e espaço. Consideramos o Vlogger um “flâneur do ciberespaço”, uma vez que sua casa é a internet e a sua troca de experiência e comunicação também é realizada a partir dela... Compartilhando seus vídeos online e recebendo, a partir da interatividade, a opinião dos que assistem as suas postagens. Com esse avanço da pós-modernidade, para ele tudo se tornou visível, acessível e flexível. Seu público pode interagir desde a China até o Brasil, não existe fronteiras para o cibernauta através do mundo virtual.


Gostou do post?
Marque na sua agenda, porque semana que vem o Segue o Play terá mais novidades e matérias legais, não se esqueça! :)