Image Map

25 setembro 2015

"...Ideologia, eu quero uma pra viver..."

E aí, pessoal!!

Como vocês podem perceber pelo título, nesse post falaremos sobre os ideais, valores e pensamentos dos nossos amados Vloggeiros e de nós seguidores. Cazuza mesmo já dizia que é preciso ter uma ideologia para viver e, hoje, muitos jovens se inspiram e buscam encontrá-la em seus ídolos. Cada pessoa possui os seus próprios gostos, comportamentos, linguagem e influências que estimulam a formação dela, não é mesmo?

       Fonte: Segue o Play.

Temos Vloggeiros de toda parte do mundo e muitos deles produzem seus vídeos expondo suas opiniões e pensamentos, trazendo costumes e valores culturais diversos, como por exemplo, temas relacionados a humor, ironia, crítica social e política, dicas de games, moda, receitas de cozinha, cinema, etc. A exibição de seus vídeos relata o conhecimento subjetivo ou pesquisado e aprofundado para abordar melhor o assunto escolhido. Suas vestimentas e formas verbais focam em um estilo específico que varia de Vlogger para Vlogger. O tipo de linguagem usada pode ser informal ou formal, se referindo ao seu público em especial e, muitas vezes, ocorre o uso de gírias e expressões modernas. Seus trajes podem ser roupas comuns, jeans, camiseta, vestimentas próprias de seu estilo, ou com inovações a cada vídeo, como um figurino de um personagem ou um item mais extravagante que se identifique com o tema.

Geralmente, seus vídeos são caseiros e o ambiente escolhido é o quarto da pessoa, para deixar aquela sensação de proximidade com o internauta. O local é muitas vezes preparado por eles, colocando suas inspirações como: quadros, cds, bichinhos de pelúcia ou objetos que goste e afins. Além disso, alguns Vloggers optam por um cenário fora de casa explorando outros lugares que façam jus ao tema que será proposto, como viagens, eventos, parques, etc. O comportamento de um Vloggeiro varia e pode ser desde humorístico até em tom de seriedade, focando em formas que são particulares ou de seu personagem em seu canal na web. Ele pode utilizar expressões faladas ou faciais, gestos, além da edição que é realizada no vídeo, passando uma energia maior no que está sendo abordado.

Por conta dessa exibição de princípios, há uma interação com seus seguidores, surgindo uma identificação com o que foi visto – e até aí o interesse em virar um fiel seguidor – fazendo com que esse fã comece a ver em seu Vloggeiro interesses em comum, adotando para si os mesmos comportamentos e pensamentos. Dependendo da pessoa, poderá adquirir características de vocabulário, vestimentas, opiniões sobre diversos assuntos tratados no canal. O lado positivo para o cibernauta é que poderá conquistar uma mente mais aberta para qualquer situação e o lado negativo é incorporar de forma tão grande o seu ídolo, copiando uma personalidade e esquecendo de formar a própria.

A influência nesse meio de comunicação é tão forte que, diariamente, ideologias são formadas e comportamentos alterados e espelhados nas pessoas que fazem os canais.

E você, segue qual ideologia? Fala pra gente!