Olá, galera!
Vamos trocar uma ideia no post de hoje sobre a relação
dos Vloggers com a mídia (qual será, hein? rs).
Um dos maiores ambientes de comunicação digital é o
Youtube. Os Vloggeiros, além dos vídeos publicados, procuram interagir com o
público por meio da cultura de massa, através de livros, peças de teatros,
eventos, programas de TV etc.
Para os Vloggeiros, quanto maior o número de mídias em
que aparecem é melhor para eles, já que mais pessoas estarão vendo. Porém, é a
internet, com suas redes sociais,o ‘’carro-chefe’’ dos Vloggers, já que é por
lá que eles recebem todo o feedback, como o número de inscritos, likes nas
páginas e/ou canais. Também é por elas que eles recebem críticas – construtivas
ou não – e pedidos de assuntos a serem abordados em vídeos futuros.
Youtuber "Thimi Allegro" - Fonte: Segue o Play
O Youtuber Thimi Allegro, do Canal “Insônia Geek”, comentou
exclusivamente para o Segue o Play, qual o papel das mídias e porquê são
fundamentais para os Vloggers: “Se o Vlogger
já tiver o espaço conquistado na internet, ajuda em alguns aspectos sim! Porque,
para um Youtuber, por exemplo, ele precisaria conquistar seu espaço, seu
público e sua fama, para que, de forma automática, as outras mídias possam
enxergá-lo como referência! Cito um Youtuber que para mim é uma ótima
referência: Felipe Neto, por ser referência como Case nacional, além de ser
Youtuber e empresário, já foi convidado pela televisão onde fazia na Multishow
um quadro chamado "Isso faz sentido". Recentemente, ele participou
fazendo um quadro no Fantástico, da Globo: Os Booktubers. Espero assim também
ser um Youtuber, que o meu trabalho seja uma referência para muitos. Mas como
uma "Criança com potencial", como Youtuber, tenho muito o que fazer
para conseguir ser visado por outras mídias. As mídias ajudam sim, mas após
você ter seu espaço na internet reconhecido!”
A aparição de Vloggers em outros locais além da internet
é algo relativamente novo. Talvez a mais marcante aparição tenha sido a do Youtuber Monark,
que faz vídeos sobre games e tem mais de 3 milhões de inscritos. Ele protagonizou
um comercial para a empresa de telefonia móvel TIM. O comercial foi transmitido
pelas principais emissoras da rede aberta.
Teatro também tem sido uma nova porta para os bloggers.
Vários deles já apareceram em diversas peças, sejam de autoria própria, ou como
atores convidados. Alguns têm shows próprios nos teatros, como a Youtuber Kéfera,
que conta com quase 6 milhões de inscritos em seu canal.
Enfim, esse mundo novo que os Vloggers começaram a participar
são ótimos para atrair a atenção para seus trabalhos. Mas, como dito antes, não
substituirão suas fontes principais.
Gostou?
Fique ligado para o próximo post cibernético do Segue o
Play J