Image Map

30 setembro 2015

Mídia: Um leque de opções

Olá, galera!
Vamos trocar uma ideia no post de hoje sobre a relação dos Vloggers com a mídia (qual será, hein? rs).
Um dos maiores ambientes de comunicação digital é o Youtube. Os Vloggeiros, além dos vídeos publicados, procuram interagir com o público por meio da cultura de massa, através de livros, peças de teatros, eventos, programas de TV etc.
Para os Vloggeiros, quanto maior o número de mídias em que aparecem é melhor para eles, já que mais pessoas estarão vendo. Porém, é a internet, com suas redes sociais,o ‘’carro-chefe’’ dos Vloggers, já que é por lá que eles recebem todo o feedback, como o número de inscritos, likes nas páginas e/ou canais. Também é por elas que eles recebem críticas – construtivas ou não – e pedidos de assuntos a serem abordados em vídeos futuros.


   Youtuber "Thimi Allegro" - Fonte: Segue o Play

O Youtuber Thimi Allegro, do Canal “Insônia Geek”, comentou exclusivamente para o Segue o Play, qual o papel das mídias e porquê são fundamentais para os Vloggers: “Se o Vlogger já tiver o espaço conquistado na internet, ajuda em alguns aspectos sim! Porque, para um Youtuber, por exemplo, ele precisaria conquistar seu espaço, seu público e sua fama, para que, de forma automática, as outras mídias possam enxergá-lo como referência! Cito um Youtuber que para mim é uma ótima referência: Felipe Neto, por ser referência como Case nacional, além de ser Youtuber e empresário, já foi convidado pela televisão onde fazia na Multishow um quadro chamado "Isso faz sentido". Recentemente, ele participou fazendo um quadro no Fantástico, da Globo: Os Booktubers. Espero assim também ser um Youtuber, que o meu trabalho seja uma referência para muitos. Mas como uma "Criança com potencial", como Youtuber, tenho muito o que fazer para conseguir ser visado por outras mídias. As mídias ajudam sim, mas após você ter seu espaço na internet reconhecido!
A aparição de Vloggers em outros locais além da internet é algo relativamente novo. Talvez a mais marcante aparição tenha sido a do Youtuber Monark, que faz vídeos sobre games e tem mais de 3 milhões de inscritos. Ele protagonizou um comercial para a empresa de telefonia móvel TIM. O comercial foi transmitido pelas principais emissoras da rede aberta.
Teatro também tem sido uma nova porta para os bloggers. Vários deles já apareceram em diversas peças, sejam de autoria própria, ou como atores convidados. Alguns têm shows próprios nos teatros, como a Youtuber Kéfera, que conta com quase 6 milhões de inscritos em seu canal.
Enfim, esse mundo novo que os Vloggers começaram a participar são ótimos para atrair a atenção para seus trabalhos. Mas, como dito antes, não substituirão suas fontes principais.

Gostou?
Fique ligado para o próximo post cibernético do Segue o Play J